Espetáculo homenageia Luiz Gonzaga no Picadeiro

 

Elenco_Baião

  Jovens artistas da ONG Crescer e Viver contarão a vida do Rei do Baião, com trilha sonora do neto dele, Daniel Gonzaga, e direção de Ernesto Piccolo

 “Eu vou mostrar pra vocês/ Como se dança o baião/ E quem quiser aprender/
É favor prestar atenção…” – Os 20 anos de morte de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, serão lembrados em alto estilo pelos jovens artistas da ONG Crescer e Viver, no espetáculo “Baião – a homenagem do circo a Luiz Gonzaga”, que tem estreia marcada para o dia 22 de outubro, na lona da ONG, na Praça Onze. Para mostrar ao público um pouco da magia do circo e do baião, em cena, os artistas lançam mão de uma mistura que reúne música, acrobacia, malabares, números aéreos, dramaticidade e, até mesmo o humor dos palhaços.

 O elenco é formado por 12 jovens, com idade entre 15 e 23 anos, todos eles formados pela escola de circo social do Crescer e Viver. O desafio é grande e enfrentado a cada ensaio, com a superação dos movimentos e o aprimoramento da técnica. A ficha técnica conta ainda com nomes como Rogério Blat, que assina o roteiro e argumento, e Rui Cortez – ganhador do Prêmio Shell, em 2005, pela direção de arte do espetáculo “A incrível confeitaria do Sr. Pellica”. As coreografias acrobáticas contam com a assinatura de dois integrante do Cirque du Soleil: Beto Silva, primeiro artista brasileiro a integrar as produções da companhia circense, e Lurian Duarte, que integra o espetáculo Wintuk. 

 Provando que talento musical é genético, a composição e a direção musical da montagem de Baião são feitas por Daniel Gonzaga, neto do autor de célebre composição Asa Branca. A inédita trilha sonora do espetáculo fará uma mistura musical entre levadas do baião e alguns traços rítmicos do rock. No entanto, a referência que dá margem ao trabalho é o tradicional ritmo nordestino.

 A temporada do Baião prevê 30 apresentações na lona do circo. Do total de 15.000 ingressos, 7.500 serão distribuídos gratuitamente, e os outros 7.500, vendidos a preços populares. Escolas públicas, ONGs e instituições assistenciais que tiverem interesse de levar alunos ou assistidos ao espetáculo, podem entrar em contato pelo e-mail baiao@crescereviver.org.br. O espetáculo conta com o patrocínio da PETROBRAS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a partir da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Capemisa (Seguradora de Vida e Previdência S/A).

 Crescer e Viver:

O circo diverte, mas também pode educar e abrir portas para diversas crianças e jovens em situação de risco social. Pelo menos é isso que acontece no Crescer e Viver, organização independente e sem fins lucrativos que iniciou suas atividades no ano 2000. A ONG põe em prática, por meio da arte, o direito de crianças e adolescentes a uma vida melhor. Em 2003, a instituição recebeu a chancela da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Hoje, o projeto atende mais de 150 pessoas entre sete e 24 anos, que frequentam a sua lona de circo, instalada na Praça Onze. Na galeria de espetáculos produzidos pela Cia Crescer e Viver de Circo, estão Vida de Artista, que estreou em 2007, e Univvverso Gentileza, que contou a vida do profeta Gentileza, no ano passado.

 Conheça  o site Crescer e Viver : www.crescereviver.org.br

Baião

Curta temporada: de 23/10 a 28/11

Horário: de quinta a sábado, às 20h

Local: a lona da ONG Crescer e Viver (www.crescereviver.org.br), fica na rua Benedito Hipólito, s/n – Praça Onze (em frente à estação do metrô).

Entrada: R$20 (inteira) e R$10 (meia para estudantes, nome na lista amiga, com os postais mica, filipeta eletrônica e integrantes do clube do assinante O Globo) 

Mais informações: (21) 3972-1391 ou baiao@crescereviver.org.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s