Colaboradores

Donald Lehn – Espanha

 Apresentação – português

 Enquanto artista circense trabalha com malabares, mágica e humor. Em 1988, junto com outros associados cria a Associação  de Malabaristas de Madrid. Em 1994, como projeto da Associação de Malabaristas, inaugura-se a Escola de Circo Carampa, que hoje em dia oferece mais de 5000 horas de formação nas artes circenses. O programa da escola tem formação para crianças, jovens e formação Professional, que chega à milhares de pessoas por ano. De 1999 à 2000 foi diretor da Escola Municipal de Circo de Alcorcón e de 2004  à 2007 da Escola de Circo Carampa.

É autor das seguintes publicações “Agacha-te e volta a te agachar- Malabares para Todos” primeiro livro em espanhol sobre malabares e “O Mundo Mágico de Tamariz” (fascículo – autor das fichas sobre malabarismos). É membro, desde 2001 do Conselho Diretivo da FEDEC (Federação Européia de Escolas de Circo Profissionais) e vice-presidente da mesma desde 2004.

Presentación- español

  Como artista circense trabaja con  malabares, magia y humor. En 1988 funda junto con otros asociados la asociación de Malabaristas de Madrid.

En 1994, proyecto de la Asociación de Malabaristas, se pone en marcha la Escuela de Circo Carampa, que hoy día ofrece más de 5000 horas de formación en los artes circenses.  El programa de la escuela tiene programas para niños, jóvenes, y de formación profesional, que llegan a miles de personas cada año.

De 1999 a 2000 dirige la Escuela Municipal de Circo de Alcorcón.

Es autor de las siguientes publicaciones: “Agáchate y Vuélvete a Agachar- Malabares para Todos”, primer libro en lengua castellana sobre los malabares y “El Mundo Mágico de Tamariz” (fascículos- autor de las fichas sobre los malabarismos).Es miembro, desde 2001 de la Junta Directiva de la FEDEC (Federación Europea de Escuelas de Circo Profesionales) y vicepresidente de la misma desde 2004.

 

Emerson Elias Merhy – Campinas, S.P.

Apresentação- português

Emerson Elias Merhy, médico sanitarista, professor de saúde coletiva aposentado pela Universidade Estadual de Campinas (SP). Mestre, doutor e livre-docente no Campo do Planejamento, Gestão e Organização de redes de Cuidado na Área da Saúde. Já publicou mais de uma centena de artigos, além de capítulos e livros. Atualmente professor visitante da Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena a linha de pesquisa “Micropolítica do trabalho e o cuidado em saúde”. Sempre atuou e continua atuando junto a vários movimentos sociais, em particular na área da educação popular. Tem atuado como consultor de várias experiências governamentais no campo das políticas públicas na área de saúde, educação e saúde mental.

 Presentación – español

Emerson  Elias Mehry, médico higienista, profesor de salud colectiva jubilado por la Universidad Estatal  de Campinas ( SP). Maestro, Doctor y docente en el Campo de Planeamiento, Gestión y Organización de redes de Cuidado en el área de la Salud. Ya publicó más de una centena de artículos, además de capítulos de libros. Actualmente es profesor visitante de la Post-graduación de la Universidad Federal de Rio de Janeiro, donde coordina la línea de investigación “Micropolítica del trabajo y el cuidado en salud”. Siempre actuó y continúa actuando junto a varios movimientos sociales, en particular en el área de educación popular. Ha actuado como consultor de varias experiencias gubernamentales en el campo de  políticas públicas en el área de salud, educación y salud mental.

 

Ermínia Silva – Campinas, S.P.

 Apresentação – português

Erminia Silva, quarta geração circense no Brasil, é mestre e doutora pelo departamento de História da Universidade Estadual de Campinas. Sua pesquisa sobre o processo histórico do circo e circenses no Brasil, resultou na dissertação de mestrado (1996) – no prelo para ser publicado em 2009 pela Editora Funarte sob o título: Respeitável Público …. o circo em cena, em co-autoria com Luís Alberto de Abreu; e na tese de doutorado (2003) transformada em livro sob o título: Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense (Altana, 2007). Professora de história do circo na Escola Nacional de Circo (Funarte-RJ); Co-Líder do Grupo de Pesquisa  CIRCUS – Grupo de Estudo e Pesquisa das Atividades Circenses – certificado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Pesquisa. Atua como consultora junto a grupos de artistas e coletivos, como a Asfaci – Associação de Famílias e Artistas Circenses, Associação de Escolas de Circo e a Rede Circo do Mundo, Brasil – Circo Social.

 Presentación – español

 Ermínia Silva, cuarta generación circense en Brasil, obtuvo maestrado y doctorado en el departamento de Historia de la Universidad Estatal de Campinas. Su investigación sobre el proceso histórico del circo y de los circenses en el Brasil, resultó en la disertación de maestrado (1996) – camino a ser publicada por la  Editorial Funarte titulada: Respetable Público… el circo en escena, en co-autoría  con Luis Fernando de Abreu; y en la tesis de doctorado (2003) transformada en el libro titulado : Circo- Teatro: Benjamim de Oliveira y la teatralidad circense (Altana, 2007).Profesora de historia en la Escuela Nacional de Circo.(Funarte-Rio de Janeiro). Co-líder del Grupo de Investigación CIRCUS – Grupo de Estudios e Investigación en Actividades Circenses – certificado por el CNPQ- Consejo Nacional de Desarrollo Científico e Investigación. Actúa como consultora  junto a grupos de artistas y agrupaciones, como la Asfaci – Asociación de Familias y Artistas Circenses, Asociación de Escuelas de Circo y la Red Circo del Mundo, Brasil- Circo Social.

 

Gwénola David – França

Apresentação – português

Conselheira artística e pedagógica do CNAC, Centro Nacional das Artes do Circo, da França. Centro criado em 1985 pelo Ministério da Cultura. Este compreende: a Escola Nacional Superior das Artes do Circo,com uma oficina de fabricação de aparelhos ; um centro de documentação e pesquisa e outras atividades (programas sociais entre outras). Gwénola David trabalha na concepção do programa pedagógico da escola, na escolha dos artistas convidados para as oficinas artísticas assim como para o espetáculo de formatura; na coordenação pedagógica dos ensinamentos e no seguimento dos estudantes. Ela é responsável também pela política editorial do CNAC( criação da coleção “Quel Cirque?” (Qual Circo?)com a editora Actes Sud e de um DVD pedagógico sobre as estéticas do circo contemporâneo).

Presentación – español

Consejera artística y pedagógica del CNAC, Centro Nacional de las Artes del Circo, de Francia. Centro creado en 1985 por el Ministerio de la Cultura. Este alberga a: La Escuela Nacional Superior da las Artes del Circo , con un taller de fabricación de aparatos; un centro de documentación e investigación y otras actividades ( programas sociales entre otras). Gwénola David trabaja en la concepción del programa pedagógico de la escuela, en la elección de los artistas invitados para los talleres artísticos sí como para el espectáculo de egreso; en la coordinación pedagógica de la enseñanza y en el seguimiento de los estudiantes. Es responsable por la política editorial del CNAC (creación de la colección “Quel Cirque?”  (Cuál Circo?) con la editorial Actes Sud e del DVD pedagógico sobre estéticas del circo contemporáneo).

 

Jean Michel Guy – França

 Apresentação – português

Enquanto sociólogo no Ministério francês da Cultura pesquisou sobre vários “assuntos circenses” (“Os públicos do circo”, “A economia nas artes circenses”,…) e publicou vários livros sobre a estética do circo contemporâneo. Desde 1998 ensina a “análise crítica”(de espetáculos) no Centre National  des Arts du Cirque e na Ecole Nationale des Arts du Cirque de Roisny-sous-Bois.Em 2004 fundou com dois ex-estudantes do CNAC uma companhia de circo (La Scabreuse).Criaram juntos ( e com vários outros artistas, incluindo músicos, atores) três espetáculos.Também é presidente do júri da operação “Jeunes Talents Cirque Europe”, que existe já faz dez  anos, que ajuda jovens artistas europeus de circo a criarem sua primeira obra.J.M. Guy defende com muita energia uma visão “artística” do circo e do ensino do circo.

“As chamadas “artes circenses” não são para mim intrinsecamente artísticas. São apenas meios de expressão para quem quiser, com elas, “fazer arte”. E para fazer arte é preciso… dançar, jogar, musicar,filosofar,pensar, ser culto, abertíssimo, curioso de tudo. Por isso acho o ensino da “cultura geral”, da filosofia e da arte tão importante nas escolas de circo, como o ensino puramente técnico.”- diz Jean Michel Guy.

Presentación – español

Como sociólogo en el Ministerio francés de la Cultura investigó sobre varios “asuntos circenses” (“Los públicos del circo”, “La economía de las artes circenses”,…) y publicó varios libros sobre la estética del circo contemporáneo. Desde 1998 enseña “análisis crítica” ( de espectáculos) en el Centro Nacional de las Artes del Circo(CNAC) y en la Escuela Nacional de las Artes del Circo de Roisny-sous-Bois. En 2004 fundó con dos ex – alumnos del CNAC una compañía de circo ( La Scabreuse). Crearon juntos ( y con otros artistas, incluyendo músicos, actores) tres espectáculos. También es presidente del jurado de la operación “Jóvenes Talentos Circo Europa”, que existe hace ya diez años, que ayuda a jóvenes artistas a crear su primera obra. J. M. Guy defiende con mucha energía una visión “artística” del circo y de la enseñanza del circo.

“ Las llamadas “artes circenses” no son para mí, intrínsecamente artísticas. Son apenas medios de expresión para quien quiera con ellas “hacer arte”. Y para hacer arte es necesario…danzar, jugar, musicalizar, filosofar, pensar, ser culto, abiertísimo, curioso por todo. Por eso creo que el enseñar “cultura general”, filosofía y arte es tan importante en escuelas de circo, así como enseñar lo puramente técnico”- dice Jean Michel Guy .

 

Julio Revolledo Cárdenas – México

 Apresentação – português

É historiador circense e membro da quinta geração de uma destacada família de circo mexicana: Os irmãos Suárez. Tem publicado inúmeros artigos dentro da sua especialidade: recuperar a história da arte cênica circense mexicana. Em 1988 assumiu o cargo de Administrador do Circo Irmãos Esqueda e em 1998 do Circo dos Irmãos Suárez, realizando uma turnê circense de quatorze anos pelas mais diversas nações da América Latina e do Caribe.

Atualmente esta exclusivamente  focado na pesquisa do circo desde uma perspectiva histórica, teórica, estética, técnica, semiótica e artística. Julio Revolledo pesquisa há 16 anos a historia do circo no México, desde seus antecedentes pré-hispánicos até os dias de hoje; seu primeiro resultado foi o livro LA FABULOSA HISTORIA DEL CIRCO EM MÉXICO.

Atualmente é Diretor da Licenciatura em Artes Cênicas e Circenses Contemporâneas da Universidade Mesoamericana em Puebla e da a oficina de Cultura Circense no Centro Nacional das Artes.

Presentación – español

 Es historiador circense, y miembro de la quinta generación de una destacada familia de circo mexicana: los hermanos Suárez. Ha publicado innumerables artículos dentro de su especialidad: recuperar la historia del arte escénico circense mexicano. En 1988 asumió el cargo de Administrador del Circo de los Hnos. Esqueda, y en 1998 el del Circo de los Hnos. Suárez,  realizando una gira circense de catorce años por las más diversas naciones de América Latina y el Caribe.

Actualmente está abocado totalmente a la investigación del circo desde una perspectiva histórica, teórica, estética, técnica, semiótica y artística.

Julio Revolledo ha investigado desde hace 16 años sobre la historia del circo en México, desde sus antecedentes prehispánicos hasta nuestros días; su primer resultado fue el libro LA FABULOSA HISTORIA DEL CIRCO EN MEXICO.

Actualmente es Director de la Licenciatura en Artes Escénicas y Circenses Contemporáneas de la Universidad Mesoamericana en Puebla e imparte el taller de Cultura Circense en el Centro Nacional de las Artes.

3 Respostas para “Colaboradores

  1. Martina Franco Varea

    Hola, soy de Quito-Ecuador, quisiera saber cuando se abren las audiciones para entrar a la escuela de circo.

  2. Pingback: Festival Mundial de Circo do Brasil (Belo Horizonte – MG) – CIRCONTEÚDO

  3. Pingback: Festival Mundial de Circo do Brasil (Belo Horizonte – MG) | CIRCONTEÚDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s