Sobre a Rede

 

Rede Escolas de circo

Encontro realizado no 5º Festival Mundial de Circo em Belo Horizonte/Brasil entre escolas de Circo da América Latina e Europa. Do encontro nasceu a vontade de criar a Rede de Escolas de Circo para facilitar a troca de experiências entre as instituições.

A continuação a carta de intenção da Rede desenvolvida durante o encontro: 

 

ENCONTRO LATINOAMERICANO DE ESCOLAS DE CIRCO

 No contexto do 5° Festival Mundial de Circo, realizado em Belo Horizonte entre o 22 e o 25 de Junho de 2009; os diretores das escolas de Circo da América Latina, pesquisadores, críticos e artistas circenses; na presença de colaboradores de organizações de circo européias, resolveram em comum acordo encaminhar um documento no qual se encontram os resultados e  as propostas das discussões estabelecidas no Encontro.

E acordaran o seguinte:

  1. Criar uma Rede Latino-americana de Escolas de Circo que democraticamente mantenha e desenvolva a qualidade do ensino e a produção do Circo nos nossos países promovendo a identidade Latino-americana através de uma cultura de paz, inclusão social, ética e celebração da diversidade cultural; respeitando a singularidade e autonomia dos seus membros.
  2. Aportar às propostas pedagógicas e metodológicas dos membros para desenvolver novos saberes nas artes circenses, valorizando a sua historia e a essência cultural latino-americana que inclui a vontade coletiva, o humor, o jogo, suas tradições e historia e a sua capacidade criativa e inovadora.
  3. Construir estratégias de financiamento que permitam sustentabilidade aos projetos das escolas de circo, bem como à  sua organização em rede.
  4. Criar mecanismos de comunicação que permitam o diálogo em rede entre os parceiros, em seus respectivos idiomas, para democratizar a informação, respeitando as características e as peculiaridades de seus membros.
  5. Encontrar múltiplas formas possíveis de gestão a partir das experiências de cada um dos membros da rede, buscando caminhos mais eficientes neste campo .

 No desejo que este documento possa ser de utilidade para o desenvolvimento da arte circense nos países latino-americanos; os informamos desta gestão.

 Belo Horizonte, 25 de Junho de 2009.

 

7 Respostas para “Sobre a Rede

  1. gostaria de saber se existe alguma escola de artes circenses na Alemanha e em especial em Munique.
    agardeço a atenção e espero breve resposta.

  2. hola desde venezuelax)
    que sabroso se siente encontrar esta información en la re:D
    claro que Venezuela debe estar alli con ustedes
    y mi palabra que pa ya vamos
    saludos :)

  3. hola ! me llamo alejandra ibañez, soy de rosario- argentina.
    hago circo, especializandome hace 5 años en trapecio fijo y danza malabar. estoy terminando una escuela de expresion corporal al mismo tiempo.
    este verano, tengo las intensiones y muchas muchas ganas de ir a quedarme la temporada en brasil.
    tengo dos compañeras que estan en la escuela en este momento.
    me gustaria ir a formarme mas que nada en trapecio de vuelo , tuve un acercamiento y quiero continuarla. y seguir con clown. alli hay?
    bueno. son muchas preguntas las que tengo.
    e cuanto al hospedaje??? en la escuela se puede vivir? y el precio? yo no dispono de mucho dinero a decir verdad…
    un beso grande
    y espero con ansias sus respuestas!

  4. hola mi nombre es fabricio gadea actualmente estoy dando clases de circo en Mercedes; Soriano;Uruguay
    Mi interes es saber mas sobre esta Organizaciõn y si existe algun contacto en el Uruguay de FUNARTE , yo estoy trabajando actualmente con 220 niños de diferentes edades y pocos recursos, me alegraria poder contactarme con alguien de uruguay que sepa de esta organización …. desde ya muchas gracias!!!!

  5. Hola, en Punta del Este vi dos jovenes que dieron un show de circo genial, despues estuve hablando y dijeron que son de Mercedes. Seguramente son alumnos tuyos, felicitaciones.

  6. saudacoes a todos,

    trabalho em uma associacao escola de circo em guyana francesa,
    e seria interessante poder integrar a rede escolas de circo.
    se puderem me informar agradeco antecipadamente.

    cordialmente
    carlos alberto.

    • Oi. Eu sou a coordinadora da Escuela Nacional de Circo de Puerto Rico uma ilha do Caribe. Nos somos latinoamericanos tamben e eu quero saber como poderiamos formar parte da rede. A ecola foi fundada em 2014 e agora vamos a comecar como um projeto de circo social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s